Programa 90 dias saúde

Desafio 90 Dias: vamos cuidar da saúde e da qualidade de vida?

04/09/2019

Está no dicionário: desafio é a ação ou efeito de desafiar; ato de instigar alguém para que realize alguma coisa, normalmente, além de suas competências ou habilidades; ocasião ou grande obstáculo que deve ser ultrapassado.

De certa forma, é isso o que 35 colaboradores da Holding estão fazendo ao participar do Desafio Cuidar 90 Dias, primeiro projeto do Programa Cuidar, cujo lançamento aconteceu na sexta-feira, 30 de agosto, no Memória Águia Branca, em Cariacica. Durante o evento foi explicado o regulamento do “campeonato de saúde”, os participantes assinaram o Termo de Participação e acompanharam a palestra Hábitos de Saúde x Doenças Crônicas, ministrada pelo médico do trabalho da Vale, Fernando Moraes de Araújo.

O pontapé inicial do projeto contou com presença do Diretor Financeiro do Grupo, Gilberto Vieira, que destacou a proposta altamente mobilizadora do projeto.

“Ano passado, lançamos o Cuidar, um programa voltado à qualidade de vida e saúde dos nossos funcionários. E o Desafio 90 Dias é o primeiro grande movimento deste programa, que terá o potencial de mobilizar as pessoas e, por ser um projeto piloto, se tornar replicável. E isso é o que me empolga na proposta! Todos nós temos um hábito relacionado à saúde que desejamos adquirir, seja relacionado à atividade física ou à qualidade da alimentação. O Desafio 90 Dias chega para nos ajudar nisso. Como teremos a ajuda profissional de médicos, nutricionistas e educadores físicos, os participantes poderão tirar dúvidas e buscar orientações. E este é o bacana do desafio, que não tem um caráter apenas de conscientização,  ele pretende fazer a diferença na vida das funcionários voluntários que estão participando”.

Ao todo, 68 profissionais da Holding se inscreveram e 35 foram selecionados. A seleção, segundo Carolina Araújo,  enfermeira da TPA Saúde, empresa parceira da Águia Branca na gestão de saúde, teve como critério a classificação de risco do colaborador, resultado obtido através de um questionário de saúde que apresentou o perfil de saúde dos profissionais da Holding. E além dos selecionados, outras seis pessoas – duas de cada Divisão de Negócios do Grupo (Passageiros, Logística e Comércio) – também estão participando.

Como a ideia é que o Desafio 90 Dias, posteriormente, seja replicado às empresas, esses convidados especiais estão integrando o grupo para conhecerem mais de perto o processo. Eles vão participar de todas as etapas, mas como são convidados não concorrerão aos prêmios que serão oferecidos aos três primeiros colocados ao final do Desafio.

Os participantes serão  classificados considerando os percentuais de redução de gordura corporal (40%), de peso (20%) e de circunferência abdominal (40%). O melhor colocado ganhará uma bicicleta com kit segurança; o segundo um relógio esportivo e o terceiro colocado, um par de tênis. 

Mais sobre o Desafio 90 Dias

O Desafio 90 Dias Holding teve início em 19 de agosto, com o período de inscrições, e vai até 13 de dezembro, dia da premiação. E passadas as duas primeiras etapas – seleção dos inscritos e avaliação inicial dos participantes – já começaram os acompanhamentos nutricional e com educador físico e as ações de conscientização e incentivo aos participantes. 

Foco, ao que tudo indica, não está faltando aos participantes. E na hora de falar sobre o porquê se inscreveram, defenderam, dentre outras coisas, qualidade de vida e longevidade.

O Analista Financeiro Hugo Paradella Albertino e o Comprador Felipe Assis Gonçalves destacaram a oportunidade da mudança de hábitos e, sobretudo, a possibilidade de replicá-las em casa, com a família.

“Espero, de fato, conseguir mudar um ou dois hábitos ao final do Desafio e que isso se reflita numa melhor qualidade de vida para mim e, posteriormente, para minha família”, destacou Hugo. E Felipe completou. “Além de mudar hábitos durante o projeto, o que espero e mantê-lo para além dos 90 dias”.

Além da busca por uma vida mais saudável, a Auxiliar Administrativo da Assessoria Jurídica Tatianna Simões Vieira também espera que o Desafio 90 Dias a ajude a vencer o sedentarismo. “Quero poder viver mais!”

Colega de Hugo na Assessoria Financeira, Juliano Camilo Sepulcri també está no grupo dos desafiados e com um objetivo grandioso.  

“Sempre tive hábitos saudáveis, estou passando por um momento especial – fui pai e tio ao mesmo tempo – e pretendo poder passar para meus filhos e sobrinhos essa rotina saudável. Além disso, sou faixa preta de karatê e quero passar a faixa para a minha filha, é um sonho de criança! E voltando a treinar, com a ajuda do Desafio 90 Dias, vou conseguir atingir meu objetivo”.

Quintanda Unimed

Uma das ações que mais chamou a atenção – e agradou! – aos participantes no dia do lançamento foi a quintadinha armada no Memória com várias frutas da época. A turma podia escolher as de sua preferência, colocar numa sacolinha temática e levar para casa. Isso é cuidar!

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio